quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Olinda-PE: o portal tempo-espaço

Como descrever uma semana fora do tempo? Será que eu poderia dar o tom da intensidade de tudo o que vivi lá dentro daquele pequeno pedaço do mundo? Ainda sedenta de encontrar um canto pra chamar de meu, de desvendar a história por entre os paralelepípedos das ladeiras, ao lado de velhos amigos e grandes amigas, re-descobrir a chance de amar. Intensidade, entrega, rapidez, vínculo, história, estória, parceria, paisagem, caminhos, ladeiras, disposição, aventura, festa, amizade, calor, humano...

E, na trilha sonora: MIMO - Mostra Internacional de Música de Olinda, apresentando Gotan Project na Praça do Carmo; jazz internacional dentro da Igreja da Sé, Maracatu e Coco no Pátio de São Pedro. A trilha sonora está por toda a cidade, cadência de ritmos e passos. Sintonia fina.


 


As delícias de um forró rabecado... 





Tango. Ou seria Gotan?




Eu não sabia o que aconteceria dali por diante, não sabia os males que me acometeriam, nem as alegrias e bonanças que viriam depois das tempestades. Já faz mais de ano, do encontro, da decisão de vir pro RJ, do tarô, das infinitas divagações e conversas, de ver o amor surgir entre as pessoas, e dentro de mim. Esse texto nunca poderia chegar aos pés do que vivi em Olinda em setembro de 2011. Ainda bem: a vida real é muito melhor e foi ela quem colocou esse sorriso no meu rosto.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Trabalho, casa, Vida ou volta?

Eu hesitei tanto em publicar o post que contava minha viagem a Búzios em 23 de julho de 2011 porque foi quando decidi realmente mudar de vida. Foi olhando de cima do morro e vendo Jeribá do alto que decidi que me mudaria para o Rio de Janeiro. Escolhi me desafiar, crescer e VIVER longe da terra que nasci.

Jeribá a frente.
Embora esse VIVER só me fosse dado real significado chegando aqui. Sim, porque eu vim.
Moro no RJ há pouco mais de um mês e já passei por tantas emoções dentro de mim que resolvi ultrapassar a resistência e voltar a escrever. Talvez esse blog não tenha mais tanta poesia ou relate só os melhores momentos de tantas "viagens" que fiz e faço...mas faço essa escolha para poder me expressar.

Bom, voltando à Búzios, resolvi cair no clichê de que é realmente incrível aquela paisagem. Foram 4 dias de muita praia, relaxamento, papo, um pouco de estudo e muita história pelas ruas.
Praia dos Ossos.

Piadinha da Bardot: Rá! Foi a musa quem descobriu o lugar.
No retorno ao pro Rio, ainda tive muitas experiências: entrevistas para o campo do Mestrado, praias, amigos, campo, mais jazz, cozinha, casa, amigas, shows, passeios...


Pedra do Arpoador. Sempre.

Cuzcuz no Jazz.

Em São Gonçalo.

Madhu de bicicleta.

(Bar do) Mineiro em Santa Teresa.

Central. Do Brasil.

Jardim Botânico - despedida.
E foi com tamanha diversidade de lugares, coisas, pessoas, ares e tudo o mais que vivi que resolvi mudar(-me) de vida. Por isso estou no Rio de Janeiro.
Entretanto, 2011 ainda teve outras experiências viajantes - memoráveis e deliciosas - antes de chegar ao fim. A seguir: Olinda e Caxambu.

A Armação dos Búzios...

Nessa vida de caminhante errante só sei que quero seguir caminhando.
Sentada na varanda, olhando para o mar e sentindo o frescor da chuva não consigo me imaginar mais dentro de uma mesma lógicas em que outras pessoas se sentem satisfeitas. Eu amo Porto Alegre, mas acho que por enquanto precisamos dar um tempo, para nos reapaixonarmos um dia.

Na manhã de 23 de julho eu e minha amiga Daya partimos, cercadas de adolescentes, para nossa viagem pra Búzios...muita Tulipa Ruiz no alto-falante, urubus (seriam os deuses astronautas?) sobrevoando a ponte Rio-Niterói e um 'certo' engarrafamento...Papo vai, papo vem, descobertas, questionamentos, propostas...mudar a própria vida deveria ser mais fácil, não?


Confesso que olhar a vida da perspectiva de cima de um morro da Armação traz algumas sensações que 'dán ganas' de vivir en la tierra de arenas calientes... Depois de tantas confissões feitas aos meus botões (ou nozinhos do bikini), além das linhas do caderninho vermelho...resolvi voar e curtir a cidade com a melhor guia turística pra isso. Curtir e deixar que amig@s me ensinem aquilo que quero aprender com eles/as...simbora pra Armação dos Búzios!