Nossas desventuras alimentícias continuam.
Pensando nas minhas viagens anteriores, quando eu era mais nova, em lembro que sempre gostei de comer. Não necessariamente de provar comidas dos locais em que visito, como pratos típicos com temperos ou ingredientes que eu não gosto, mas provar como as pessoas do local cozinham comidas que eu gosto. Morar no RJ me fez aprender que o cheiro da cidade é o de alho e o de amendoim doce (além da Baía de Guanabara, claro). O de Coimbra, aqui na freguesia de Bencanta é o de fumaça de chaminés acesas. Volta e meia pra um churrasco, mas sempre que abrimos a janela rola um cheirinho de aconchego e tem cinza voando por toda a parte. <3
Tenho aprendido mais às maneiras à mesa. Refeições bem preparadas, casas que recebem visitas, sempre uma comida deliciosa - e tome Porco! - e longos períodos com todo mundo sentado em volta, entre vinhos, cafés e cigarros. Ouvi dizer que já ficam combinando o que vai-se ter para o jantar! Como não me adaptar a algo que já é minha preferência?
Na rua, tem sempre bacalhau. Em casa, temos que nos readaptar à forma de cozimento dos alimentos e aos temperos: o sal usado na cozinha é o grosso. E há muito feijão em pote ou lata, o que ainda não tive coragem de provar, já que pra mim é a profanação desse alimento sagrado. Risos.
Em relação aos doces, descobri a mini Pavlova da Há alguém mais gulosa que eu?, em plena Baixa, numa avenida de muito movimento. A própria Mafalda, idealizadora do projeto, quem atende e ainda pergunta se a gente achou gostoso... coisas de cidade pequena.
No dia seguinte, relembrei meu antigo amor por suspiros (ou merengues), ao ver a vitrine da Pastelaria Briosa. Aqui os locais que são tipo docerias, confeitarias e que, por vezes, vendem pão, se chamam pastelarias. Ainda não descobri se existem pasteis. Mas me entreguei ao pedaço gigantesco de suspiro, enquanto Daniel comeu o Pastel de Tentúgal.
Ontem foi dia de "Feira de 7". Em Bencanta existe a "Feira de 23" também, que nada mais são do que feiras nos dias 7 e 23 do mês. Pelo que entendi, isso acontece em todos os bairros.
Essas feiras vendem desde bacias, ferramentas para jardim, legumes, frutas, animais vivos (!), até churrasco com acompanhamento. E eu fiquei como?
Tá rolando muita foto de comida? Tá, sim. Estamos adorando o que temos provado?






Nenhum comentário:
Postar um comentário